Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Site Fernando Graciola - violonista

BIOGRAFIA FERNANDO GRACIOLA é bacharel em violão pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2011). Natural de Encantado/RS, inici...



BIOGRAFIA
FERNANDO GRACIOLA é bacharel em violão pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2011).

Natural de Encantado/RS, iniciou sua trajetória de forma autodidata em 1998, acompanhando cantores e declamadores, além de grupos de dança, em rodeios gaúchos pelos estados do sul do Brasil.

Mais tarde, buscou aprimoramento com lições dos professores Zoca Jung, Marcello Caminha e Maurício Marques (Quarteto Maogani).

Em 2004, assinou a produção musical e a execução da trilha sonora do CD “Meu Terrunho”, do declamador Valdemar Camargo.

Nos anos de 2005 e 2007, sagrou-se campeão da modalidade de violão no ENART – Encontro de Arte e Cultura Gaúcha, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Participou de diversos festivais de música popular e nativista, como a Tafona da Canção Nativa (Osório), Canoa do Canto Nativo (Canoas), Pastoreio da Canção (Novo Hamburgo), Cante e Encante o seu CTG (Gravataí), Sapecada da Canção Nativa (Lages), Tertúlia Nativista (Santa Maria), com destaque para o Canto da Lagoa (Encantado), onde, em 2006, obteve o 3º lugar com a composição “Vou Embora”, parceria com o poeta Moisés Silveira de Menezes.

Em 2007, atuou como arranjador, violonista e compositor no CD “Brasilheiras”, do acordeonista Maurício Horn, com quem atua regularmente e se apresentou em importantes palcos do estado do Rio Grande do Sul, como Casa de Cultura Mário Quintana, Theatro São Pedro e Santander Cultural.

No mesmo ano, ingressou na faculdade de música, bacharelado em violão, da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Dirigiu espetáculos apresentados por alunos do Departamento de Música da UFSM: “Bossa iNOVA”, de MPB (2008 e 2010) e “Seu Tonico na Ladeira”, de canções brasileiras (2010).

Integrou os recitais de violão do “Projeto NPM – Violões”, com direção de Marcos Kröning Corrêa, nos anos de 2007 e 2010.

Em 2009, iniciou o “Duo Balancim”, com o clarinetista Luis Silva, desenvolvendo um repertório de música brasileira e latino-americana e apresentando-se em importantes palcos do RS, como a FEISMA, o Theatro Treze de Maio (Santa Maria) e a Casa das Artes (Bento Gonçalves).

Participou de masterclasses e workshops com os professores Aliéksey Vianna, Marcus Tardelli, Paulo Aragão, Fábio Adour, Néstor Ausqui, Thiago Colombo, entre outros.

Para o teatro, foi responsável pela direção musical dos monólogos “O Mar do Tempo Perdido”, interpretado pela atriz Alessandra Dörr (2008), e “Gabriela Cravo e Canela”, pela atriz Juliet Castaldello (2010).

Em 2011, realizou intercâmbio cultural de um semestre na Universidad Nacional Del Litoral (UNL), de Santa Fé, Argentina.

Idealizou o projeto “Sul do Mundo”, que traz uma leitura moderna e de integração dos folclores dos países da América do Sul, espetáculo que já foi apresentado na Argentina e no Brasil, com participação dos argentinos Paula Rodriguez, Gonzalo Diaz e Rodrigo Ariel Diaz.

Atuou como solista da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, sob a regência do maestro Ênio Guerra.

Iniciou o “Mafuá Trio Instrumental”, com Gabriel Opitz (bandolim) e Ronison Borba (acordeon), de música instrumental, apresentando um repertório de caráter regional brasileiro com um tratamento camerístico e espaço para a improvisação.

Ainda em 2011, concluiu a graduação em Música – Bacharelado em Violão, pela Universidade Federal de Santa Maria, sob orientação dos professores Marcos Kröning Corrêa e Maurício Mendonça.

Em 2012, dá continuidade aos projetos “Fernando Graciola - Solo”, “Mafuá Trio Instrumental”, “Sul do Mundo” e “Seu Tonico na Ladeira”. Também trabalha com grupos de folclore, atua como professor e músico de palco e estúdio.



Mais informações no site: http://www.fernandograciola.com.br/p/biografia_23.html

Nenhum comentário