Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Uma grande vitória como presente de aniversário

 No dia em que se comemora 250 anos de nascimento do maior herói uruguaio, José Gervasio Artigas (Montevidéu, 19 de Junho de 1764 — Ibir...


 No dia em que se comemora 250 anos de nascimento do maior herói uruguaio, José Gervasio Artigas (Montevidéu, 19 de Junho de 1764 — Ibiray, 23 de Setembro de 1850) a seleção celeste vence a Inglaterra por 2 x 1 num jogo emocionante, numa embate aguerrido, típico dos índios charruas que povoaram o solo platino.

O maior nome nacional do vizinho Pais estudou no Convento de São Francisco, sendo depois mandado pelo pai para o interior, onde passou a juventude entre gaúchos, índios e tropeiros. Dedicou-se ao comércio de couro e gado, percorrendo todo o Uruguai e adquirindo influência junto à população rural.

Em 1797 ingressou no Regimento de Lanceiros como tenente. Durante a guerra hispano-portuguesa, combateu os ingleses no Prata, aliados dos portugueses. Nessa época iniciou-se o movimento de libertação das colônias espanholas e Artigas juntou-se aos insurretos, sendo nomeado tenente-coronel pela junta de Buenos Aires. Derrotou os espanhóis na batalha de San José, em 1811, obrigando o chefe da guarnição espanhola a retirar-se com suas tropas para Montevidéu. Derrotou novamente os espanhóis na batalha de Las Piedras e sitiou a cidade. Divergindo do governo de Buenos Aires, retirou-se para o interior.

Após as resoluções do Congresso de Tucumán, Artigas uma vez mais entrou em guerra contra o exército luso-brasileiro que invadira a Banda Oriental. Derrotado na batalha de Catalán, em 1817, Artigas iniciou movimentos de guerrilha que duraram três anos. Não podendo mais resistir, após a derrota na Batalha de Tacuarembó em 1820, asilou-se no Paraguai, onde morreu trinta anos depois, sem haver retornado a seu país.

Hoje ele é reverenciado em todo o País como grande herói nacional.  
 
 
Enquanto isso, a celeste mostrava fibra no campo de batalha, ou melhor de jogo. O zagueiro Alvaro Pereira, deu um grande susto, o médico pediu sua substituição, ele não aceitou e continuou jogando até a vitória.


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário